As 4 estações do ano

Vamos começar por falar das diferentes estações do ano… As 4 estações do ano!

Imagem

Conheces as 4 estações do ano?

Sabes qual a imagem que corresponde a cada estação do ano? Se sabes lê para verificares se estás certo, se não sabes lê para ficares a saber.

Grande parte de nossa vida está relacionada com o clima do nosso país e, por isso, com as estações do ano. Desde pequeninos que estamos habituados a ter férias de verão e de inverno (na altura do natal). E também temos desportos que praticamos no verão e outros no inverno.

Por outro lado também a agricultura depende muito do clima para ser bem sucedida e abastecer a despensa das nossas casas com frutas, legumes e verduras.

Mas, como será que se formam as estações do ano?

Por que é que quando é verão no nosso país, noutras partes do mundo está muito frio?

Queres saber? Então lê e descobre…

O astrónomo (especialista na área da astronomia, que é a ciência que estuda os astros, principalmente a sua constituição, as suas posições relativas e as leis dos seus movimentos) chamado Nicolau Copérnico, que viveu desde o ano 1473 até ao ano 1543, depois de estudar muito descobriu que a Terra gira à volta do Sol, criando um movimento chamado “movimento de de translação”. É este movimento que provoca a mudança das estações.

Ou seja, à medida que a Terra gira à volta do Sol, o eixo terrestre (a linha reta imaginária que une os polos norte e sul ) fica ligeiramente inclinado em relação ao plano do movimento. Por causa desta inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade a todos os pontos da Terra ao longo do ano. Consoante a época do ano, metade da terra pode receber mais calor solar do que a outra metade.

Outro fator que muda à medida que mudam as estações do ano é a posição do Sol no céu e a inclinação dos raios solares.

Primavera

Imagem

 De 21 de março até 20 de junho
 

O frio do inverno passou! Os dias começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e flores voltam a crescer nas árvores e os animais saem das suas tocas.

A natureza parece despertar. É neste período que os animais se acasalam, constroem seus ninhos e tem filhotes.

A primavera é muito bonita, as flores “pintam” a natureza com suas cores maravilhosas. É uma época muito agradável para passear no campo e aproveitar para fazer um grande e divertido piquenique.

Verão

Imagem

De 21 de junho até 20 de setembro
 

O verão é a estação do ano que vem depois da primavera e antes do outono.

Nesta estação os dias são mais longos do que as noites e, por isso, temos de acertar o relógio, adiantando-lhe uma hora.

O sol é muito importante para todos os seres vivos pois dá-nos vitamina D que fortalece os nossos ossos mas, nesta estação do ano as temperaturas são elevadas e, por isso temos de saber protegermo-nos do sol, pois podemos ficar muito doentes se não tivermos alguns cuidados, devemos:

  • Evitar estar ao sol nas horas de mais calos, ou seja, entre as 12h (meio dia) e as 16h (4 horas da tarde);
  • Utilizar protetor solar e nunca esquecer de colocar um boné ou um chapéu na cabeça;
  • Tentar comer alimentos leves, de preferência muita fruta e legumes;
  • É muito importante beber muita água pois, no verão, perdemos muito líquido. Não só quando fazemos xixi, mas também através da transpiração (uma vez que é a estação do ano em que trasnpiramos mais por causa do calor que se faz sentir). E, a água ocupa 70% do nosso corpo e o líquido que perdemos deve ser reposto diariamente.

No verão podemos aproveitar os dias maravilhosos para brincar ao ar livre. Na praia ou no campo há sempre muitas brincadeiras divertidas para fazer.

Outono

Imagem

De 21 de setembro até 20 de dezembro
 

Depois de tanto calor, nada como uma brisa fresca. Sinal de que o outono está a chegar. Os dias voltam a ficar mais curtos e as folhas e frutos, já amadurecidos, começam a cair das árvores.

Os jardins e os parques ficam cobertos de folhas de todos os tamanhos e cores.

Nesta estação do ano, os dias ficam mais curtos e, por isso, temos de acertar o relógio atrasando-lhe uma hora.

Inverno

Imagem

De 21 de dezembro até 20 de março
 

Esta é a estação mais fria do ano. Os dias são mais curtos e por isto escurece mais cedo.

É nesta estação do ano que, por vezes, cai neve na nossa região, revestindo o chão, as plantas e as árvores.

Como o frio é intenso, alguns animais migram para países mais quentes, como por exemplo as andorinhas, e as pessoas passam a maior parte do tempo em suas casas.

Mas no inverno também te podes divertir. Podes aproveitar para treinar a leitura e se quiseres brincar na rua tens de te agasalhar muito bem e evitar apanhar chuva pois por mais agasalhado que estejas, se te molhas todo o teu corpo fica molhado e frio.

Deves também evitar tomar banhos demasiado quentes para não tirares a oleosidade natural da tua pele.

E, apesar de não sentires tanta sede no inverno como no verão, deves continuar a ingerir bastantes líquidos pois o nosso corpo continua a perder líquidos que têm de ser repostos.

Sobre Garotos no campo

Um blog ao alcance de quem se interessa pelo mundo que nos rodeia!
Esta entrada foi publicada em O mundo em geral com as etiquetas , , , . ligação permanente.

3 respostas a As 4 estações do ano

  1. HUGO P. ( Soito) diz:

    A minha estação favorita é a primavera pois é quando os campos ficam verdes , os animais saem da toca e os dias ficam maiores . Para mim a primavera vivida no campo , não é igual á primavera vivida na cidade, não sei explicar muito bem o porque , mas no campo sentimos de verdade a mudança de estações , para cada estação parece existir no campo um cheiro diferente, actividades diferentes …. como ja antes disse não sei explicar o porque , só sei que no campo a primavera é melhor …. : )

    • Garotos no campo diz:

      Isso é bem verdade, eu no último ano passei bastante parte do meu tempo no campo e, de facto, no campo a primavera é muito mais bonita do que na cidade.
      Obrigada pelo teu comentário, espero que continues a seguir este blog =)

  2. Lourenço diz:

    Eu gosto das férias de verão porque vou para a praia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s