A principal razão da queda das folhas

 

folhas amarelas

Voltando à questão das folhas caírem durante o outono:

O outono é a estação do ano em que os dias têm um menor número de horas de luz solar. E, havendo menos horas de luz solar, o processo de fotossíntese (processo através do qual as plantas, com a luz do sol, água e dióxido de carbono – um gás que, na Natureza, existe no ar, nas nascentes de água e nos vulcões – conseguem produzir açúcares, de que se alimentam) é reduzido e, por isso, a planta tem de poupar as reservas alimentares que juntou durante o tempo em que a fotossíntese era intensa.

Por outro lado, segundo um biólogo chamado Gilberto Kerdauy  “Quando chega o outono e os dias começam a ficar mais curtos, a natureza está a sinalizar às árvores que chegou o momento de modificar algumas das suas características”.

Então, a primeira alteração das plantas é parar de produzir uma substância que se chama clorofila (que é a substância que dá cor verde às folhas) e é bastante importante na produção de energia da planta (durante o processo de que já falámos – a fotossíntese). Com a diminuição desta substância (clorofila), as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas.

Então, a planta começa a produzir uma outra substância que se vai juntar na base do caule das folhas, e vai fazer com que este se parta e a folha caia, sem precisar de continuar a ser alimentada pela árvore.

Assim a árvore já poderá poupar energia.

Sobre Garotos no campo

Um blog ao alcance de quem se interessa pelo mundo que nos rodeia!
Esta entrada foi publicada em Árvores com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s