Carnaval

Para a semana tens uns dias de férias não tens? As férias de Carnaval…carnaval

Sabes o que é o Carnaval?

Comecemos por falar sobre a palavra “Carnaval” acerca da qual existem duas teorias fundamentais quanto à sua origem e significado:

A primeira atribui à palavra  carnaval uma origem religiosa, cujo significado é quase oposto ao da diversão a que associamos hoje em dia.

“Carnaval” teria tido origem no latim “carnevale” (carve + vale = carne + adeus), que seria a designação da “Terça-Feira Gorda”, ou seja, o último dia do calendário cristão em que era permitido comer carne, uma vez que, no dia seguinte, se inicia a Quaresma.

A  segunda teoria é decisiva ao afirmar que a palavra Carnaval vem de Carrus Navalis, onde um carro, transportava uma grande pipa e distribuía vinho ao povo na Roma antiga.

E o Carnaval nos dias de hoje?

O Carnaval é uma festa anual que se celebra de forma diferente em vários países do mundo. Se tentarmos compreender o seu significado podemos aprender muito sobre nós próprios e sobre os outros.

Ao contrário do que possas pensar, é muito mais do que uma altura do ano em que só importam as palhaçadas e as brincadeiras.

E sabes porquê?

Porque constitui uma forma de expressão que está em constante evolução e que nos liga ao nosso passado e nos mostra muito sobre a forma como cada cultura interage com o ambiente que a rodeia.

No nosso país são várias as regiões onde se celebra o Carnaval. A criatividade que assumem os Carnavais dessas regiões são exemplos do modo como elas encaram o espírito carnavalesco, pondo em prática o seu poder crítico para chamar a atenção e relembrar ao povo o que se passa ou passou nessa região.

Carnaval1

Por outro lado, existem países como o Brasil onde, para algumas pessoas, o ano só começo após o carnaval, para outros o carnaval dura o mês todo ou até mesmo o ano inteiro e há pessoas que trabalham todo o ano na construção dos seus carros alegóricos para desfilarem no carnaval. Para a maioria do povo brasileiro o carnaval é um orgulho, a melhor festa do país, uma das coisas mais importantes sobre a sua cultura.

JulgamentoDoGalo2008_low

Na nossa cidade, cidade da Guarda, na noite de carnaval, faz-se o “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”.

Queres saber mais sobre este assunto?

Volta amanhã que eu explico-te🙂

Até amanhã😉

Sobre Garotos no campo

Um blog ao alcance de quem se interessa pelo mundo que nos rodeia!
Esta entrada foi publicada em Datas festivas com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s