Enterro do Galo

Tal como te disse ontem, cá estou hoje para te falar sobre a noite de carnaval na cidade da Guarda, ou seja, o “Julgamento e Morte do Galo do Entrudo”.

JulgamentoDoGalo2008_low

Nesta noite, as ruas dão lugar à folia carnavalesca. É feito o cortejo do galo entre o Jardim José Lemos e a Praça Velha da cidade (junto à Sé). É um espetáculo comunitário, baseado em tradições populares da nossa região como a “Queima do Entrudo” e o “Julgamento, Morte e Testamento do Galo”.

Desfilam centenas de participantes oriundos das coletividades do concelho e também atores, músicos e animadores profissionais (como malabaristas com fogo por exemplo). Ao desfile não faltará também o culpado por todos os males e injustiças acontecidas no ano que passou – o galo! Este será castigado na Praça Velha (junto à Sé)! Ele acabará por arder na fogueira, libertando o povo de todos os males que aconteceram no ano anterior. Mas antes ele terá um julgamento “justo” e terá direito a pedir um último desejo!

Este julgamento é interpretado por atores que interpretam: o juíz, o advogado de acusação, o advogado de defesa, o presidente do júri e a testemunha de defesa. Mas, no final, já se sabe que o galo será condenado e “assado” na fogueira. 

No final da noite, o público costuma ser convidado para uma deliciosa e quentinha Canja de … galo.

Se fores á Praça Velha da Guarda na noite de carnaval, com os teus pais, além de tudo o que te disse antes, podes também ver muita gente mascarada.

Sobre Garotos no campo

Um blog ao alcance de quem se interessa pelo mundo que nos rodeia!
Esta entrada foi publicada em Datas festivas com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s